La conférence des présidents d'université affirme sa solidarité à l'égard des universités brésiliennes
Postado em: 15/04/2019
A Conférence des présidents d’université manifesta a sua solidariedade com as universidades brasileiras
A CPU manifesta a sua profunda preocupação face à intenção, divulgada há alguns dias pelo governo brasileiro, de pôr fim aos investimentos federais nas faculdades de Filosofia e Sociologia. O presidente Jair Bolsonaro declarou : “O Ministro da Educação estuda descentralizar investimento em faculdades de filosofia e sociologia (humanas). Alunos já matriculados não serão afetados. O objetivo é focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte, como : veterinária, engenharia e medicina”.
A CPU relembra ainda que não existe boa medicina sem o conhecimento do Homem, nem engenharia sem o conhecimento profundo da sociedade. A ciência enriquece-se através do confronto dos domínios disciplinares, e é pura demagogia servir-se dos interesses dos cidadãos para economizar, através o abandono do financiamento das ciências humanas.
Por este motivo, as universidades francesas pretendem manifestar a sua solidariedade com as suas homólogas brasileiras e, em particular, com os colegas das disciplinas afectadas por essas medidas.